10 Dicas para melhorar a memória rapidamente

Aprenda 10 dicas para melhorar a memória

Memória
Como melhorar a memória

Muitas pessoas, pelas mais variadas razões, sentem que, aos poucos, começam a apresentar lapsos de memória. Entre estas razões podemos citar estresse, excesso de informações, envelhecimento e muitas outras.

É importante ressaltar que aqui não falamos das doenças que causam perda de memória, mas sim das coisas que acontecem no nosso cotidiano e que são comuns no dia a dia.
Por isto, a pedidos, vamos trazer para você 10 dicas incríveis de como melhorar a memória, para ela ficar mais turbinada ainda!

 

10 dicas para melhorar a memória rapidamente

1 – Leia mais!
Seja aquele e-book, um jornal interessante, um livro… Ler auxilia na memória, e, quanto mais relaxado você estiver e quando mais legal for a leitura, melhor!
Para deixar este momento ainda melhor, porque não uma xícara de café, chá ou uma outra bebida quente que você goste?

2 – Medite!
Estudos ao redor do mundo já comprovam que a meditação é capaz de alterar o cérebro de maneira muito positiva, melhorando o foco, concentração e inclusive a memória!
Seja em uma aula de yoga ou videoaulas na internet, ou em algum livro que você aprendeu, pratique!
Como dica: hoje há diversos livros em PDF na internet disponíveis, além de sites especializados que ensinam várias técnicas muito interessantes.

3 – Dedique-se à um hobby interessante
Fazer artesanato, aprender a tocar um instrumento, aprender algo novo… Aqui o momento é totalmente seu! Se dar direito à estes momentos de prazer também auxiliam a melhorar a memória. De quebra, você provavelmente aprenderá muitas coisas novas!

4 – Aprenda um novo idioma
Esta é uma das maiores dicas no momento atual. Diversas pesquisas apontam que aprender um segundo idioma aumenta e melhora o processo de memorização. Se você aprender um terceiro ou quarto idioma, são reduzidas, inclusive, as chances de demência e problemas neurológicos relacionados à memória, como o Alzheimer.

Hoje em dia, desculpas não são mais permitidas: há diversos cursos online gratuitos e canais inteiros no YouTube dedicados ao ensino de idiomas, além de aplicativos de celular e sites específicos maravilhosos.

5 – Aproveite os jogos de tabuleiro!
Cartas, xadrez, damas… A lista de jogos de tabuleiro vai longe! Eles estimulam a memória de maneira muito divertida! Seja batalha naval, detetive, CSI, ou qualquer outro jogo que você deseje jogar, vá com tudo!

Se bater aquela vontade no meio da noite, porque não jogar 2048 no celular, ou usar um site ou aplicativo de jogos de tabuleiro? Em alguns casos, é possível jogar com várias pessoas ao mesmo tempo!

Como dica: porque não organizar um dia dos jogos com seus amigos? Certamente todos irão adorar! A noite ficará mais legal ainda se todos levarem uma bebida e algo para comer (porque não organizar um cachorro quente com a galera?)

6 – Exercite-se!
Mens sana in corpore sano já dizia o velho ditado! Seja aquele esporte com os amigos, aquela caminhada matinal com seu pet ou até mesmo aquela volta de bike no bairro? Tudo é possível na hora de achar um exercício físico! Há quem prefira academias e as aulas de crossfit e, sem problema algum!

Cerca de 30 minutinhos de atividade física por dia já são capazes de prevenir uma série de problemas cardíacos e respiratórios, além de promover a limpeza do organismo.
Todas estas vantagens enquanto o exercício turbina a sua memória!

Antes de começar qualquer atividade física, veja se você está apto para isto, através de testes necessários. Em caso de dúvida, procure um médico e um profissional de Educação Física para lhe auxiliar.

7 – Tenha uma alimentação saudável
Pode não parecer, mas a alimentação afeta diretamente na sua memória. Uma alimentação saudável faz com que todo o seu corpo funcione melhor, inclusive o seu cérebro.

Proteínas na quantidade certa, vegetais, cereais e comida pouco ou nada industrializada é o melhor que você pode fazer por todo o seu corpo.Esta dica é para melhorar a memória, mas também serve para todo corpo.

8 – Reduza o estresse
O cérebro humano foi feito para um certo nível de estresse. Mais do que este nível, ele passará a reagir de maneira negativa: desgaste físico, menor agilidade no pensar e menor memória, em especial a de curto prazo.

Se possível, diga não para aquele trabalho que você não dará conta. Sabe aquele estresse desnecessário que você está assumindo por alguém e que lhe esgota? Às vezes, em nome da saúde mental, é necessário abdicar de alguns problemas para se ter uma boa saúde mental e melhorar a memória.

9 – Tenha vida social
Estudos comprovam que, ao longo do tempo, pessoas com vida social mais frequente, são menos propensos a problemas de memória.

Marque aquele café da tarde com os amigos, aquele happy hour… aproveitar um tempo com os amigos e a família é muito importante para a sua memória.

10 – Esteja de bom humor
Em uma rotina cheia de estresse e preocupações, isto é algo difícil. Mas certamente o resultado final vale a pena. Se você está bem, tudo no seu corpo funciona melhor, inclusive o seu cérebro.

Leia piadas e histórias leves, que melhorem seu dia. Pratique caridade, faça aquele bolo que você adora e aproveite um tempo com seu pet. Tudo por um bom humor e uma memória melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *